sexta-feira, outubro 08, 2010

COMO É BONITA UMA RELIGIÃO QUE VENERA A MÃE DE JESUS!

Meus queridos irmãos e irmãs em Cristo, Paz e Bem! Salve Maria Imaculada.
O mês de outubro além de ser o mês dedicado as missões, ao Santo Rosário nos traz a alegria em especial para todos nós brasileiros e brasileiras a celebração no dia 12 de outubro a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira desse nosso imenso Brasil.
Como nos diz a história na segunda quinzena de outubro de 1717, os três simples homens pescadores, a saber: Filipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves, quando lançaram a sua rede de pesca nas águas do Rio Paraíba no município de Aparecida no Estado de São Paulo, mais precisamente no Porto de Itaguassu apareceu a grande e feliz surpresa daquela pesca milagrosa, encontraram a pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Que surpresa transformadora meus caros irmãos e irmãs para aqueles três pescadores do Vale do Paraíba, que pescaria feliz poder trazer naquela rede, pela força de suas mãos a humilde imagem da Virgem de Aparecida. Logo que a encontraram, o pescador Felipe Pedroso levou-a para o seu lar, ficando consigo até 1732, depois  a entregou para o seu filho Atanásio Pedroso que com devoção e fé construiu com muito carinho um pequeno oratório e lá colocou a imagem de Nossa Senhora Aparecida permanecendo ali até 1743.
Conta-se que a cada  final de semana, especialemente aos sábados toda a vizinhança se encontrava justamente no pequeno oratório para louvar a Mária rezando e meditando os mistérios do Santo Terço. Não demorou muito para os primeiros milagres por intercessão da Virgem aparecer e aí como a se espalhar a devoção a Nossa Senhora com o nome dado pelo povo de Nossa Senhora Aparecida.
No dia 26 de julho de 1745 foi então inaugurada a primeira Capela em homenagem a Virgem de Aparecida, mas como o fluxo de pessoas crescia a cada ano e capela se tornava cada vez pequena para os devotos e devotas de Nossa Senhora, foi iniciada em 1842 a construção de um templo maior tendo assim melhores condições para acolher os romeiros e romeiras de todos os recantos do Brasil que lá chegavam, sendo inaugurado no dia 8 de dezembro de 1888.
Em 1893, Sua Excelência Reverendíssima, Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, bispo diocesano de São Paulo, elevou-o à dignidade de Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Outra fato marcante aconteceu no dia 8 de setembro de 1904, quando por ordem do Sumo Pontífice o Papa Pio X, a pequena imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi solenemente coroada, e no dia 29 de abril de 1908 o Santuário de Nossa Senhora recebeu o títítulo de Basílica menor.
Foi o suadoso Papa Pio XI que  no dia 16 de julho de 1930, declarou e proclamou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, com o objetivo de "promover o bem espiritual dos fiéis e aumentar cada vez mais a devoção à Imaculada Mãe de Deus". Já no dia 05 de março de 1967 o Papa Paulo VI ofereceu de presente uma Rosa de Ouro para a Basílica de Aparecida onde está guardada junto a imagem de Nossa Senhora Aparecida.  No ano de 1952 foram iniciadas as obras de construção da Nova Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, sendo dedicada pelo saudoso Papa João Paulo II no dia 04 de julho de 1980.
Que beleza meus queridos irmãos e irmãs ter Maria Santissíma como Nossa Mãe, Rainha e Padroeira do nosso querido Brasil. Como é bonita uma religião que louva, venera,ama e sabe dar a Maria o lugar de Mãe Santissíma que ela merece em nossas vidas. Como não louvar  e não nos aproximarmos desta mulher e Mãe, Ela que foi a escolhida de Deus para nos trazer o Salvador Jesus, Ela que no canto do Magnificat cantou a grandeza de Deus," o Poderoso que realizou maravilhas em sua vida".
Continuemos meus queirdos irmãos e irmãs na fileira daqueles que compreendem o Amor da Mãe de Deus por nós e nos coloquemos de joelhos aos vossos pés pedindo por todos os seus filhos rebeldes que se esquecem ou se esqueceram da Mãe de Deus e Nossa. Viva Nossa Senhora Aparecida, Viva o nosso querido Brasil!!!!!!!!!
Meu Fraternal abraço, Pe. Paulo Lima- Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Arquidiocese de Aracaju