domingo, abril 03, 2011

IRMÃS DA FRATERNIDADE O CAMINHO TEM ENCONTRO COM O PADRE PAULO LIMA

Dando continuidade as visitas às comunidades de vida e aliança instaladas na Arquidiocese  de Aracaju, o Assessor espiritual Padre Paulo Lima de Melo, esteve visitando estes dias as Irmãs da Fraternidade O Caminho, mas precisamente "Fratérnitas Nossa Senhora do Caminho", nome escolhido da c.omunidade na missão de Aracaju.
A   missão em Aracaju teve início no dia 26 de fevereiro de 2011, e na  oportunidade as primeiras irmãs foram acolhidas pelo Bispo Auxiliar de Aracaju - Dom Henrique Soares da Costa nas dependências do Seminário Menor Sagrado Coração de Jesus, onde permaneceram seus primeiros quinze dias em solo sergipano.
Pe. Paulo durante encontro fraterno com as Irmãs da F raternidade O Caminho - Aracaju-SE
 Graças a Deus com o apoio e  incentivo do Arcebispo Dom José Palmeira Lessa e Dom Henrique Soares da Costa - Bispo Auxiliiar em Aracaju as quatro irmãs recém chegadas já estão instaladas definitivamente em uma casa que está localizada  no  Bairro Coqueiral, periferia de Aracaju, onde desenvolverão seus trabalhos junto as mulheres em situação de  prostituição, acompanhamento espiritual aos jovens com dependência química, e sobretudo um trabalho voltado para os pobres de ruas , enfim os as famílias carentes e os esquecidos da sociedade.

FRATERNIDADE O CAMINHO - HISTORIA 
A Fraternidade O Caminho é uma comunidade formada por religiosos e leigos que, seguindo o apelo do Mestre: “Vem e segue-me”, deixaram tudo para estar com Ele a serviço dos pequeninos do Reino.
Fundador
Vivem em pequenas comunidades chamadas Fraternitas, palavra latina que significa fraternidade. Adotam o estilo de uma vida simples, marcado pela pobreza e buscam aproximarem-se ao máximo do estilo de vida dos pobres, a quem servem.
Como crêem em uma vida consagrada, o carisma adotado pela Fraternidade pede que suas casas seja a casa dos pobres. Ao lado deles, compartilham a vida comunitária; as tarefas diárias, a oração, a mesa da comida e da Eucaristia.
A Fraternidade trabalha com comunidades carentes e presta auxílio às famílias que moram na periferia de todo o Brasil, avançando também para os países da América Latina e futuramente, na Africa. A única fonte de renda da Fraternidade é e sempre será a Providência de Deus.
O início do trabalho começou com o contato que Pe. Gilson Sobreiro tinha com jovens que vinham do satânico e obscuro mundo das drogas e que depois de um verdadeiro encontro pessoal com Nosso Senhor, faziam um esforço sobre-humano para se manterem “limpos”, sem o uso do tóxico que até então os aprisionavam.
No entanto, Pe. Gilson não conseguiria desenvolver esse trabalho sozinho com os jovens, foi então que apareceram Sônia e Márcia. E entre longas horas de convívio e conversas, em que Pe. Gilson rasgava o coração, sonhava, rezava, que surgiu a primeira semente da Fraternidade Missionária O Caminho.
Sônia, hoje chamada Ir. Serva das Chagas Ocultas do Crucificado, deixou tudo: família, emprego, sonhos, segurança e tornou-se a mãe e co-fundadora da Obra. Márcia até hoje continua muito próxima da Fraternidade, exercendo seu ministério em meio aos jovens, sobretudo na área da educação.
A Fraternidade teve início em uma casa alugada na Vila Natal, bairro periférico da zona Sul de São Paulo. Esse local serviria para ser uma casa de acolhida para jovens que, por causa do terrível flagelo das drogas haviam perdido tudo. Assim, é que jovens vieram e resolveram deixar tudo para viverem unicamente de Deus.
A primeira preocupação dos fundadores da Fraternidade O Caminho era ter um lugar onde os pobres pudessem ser acolhidos com verdadeira e piedosa dignidade, pois é em torno deles que a comunidade se constrói.
A casa tornou-se pequena para o número de filhos prediletos acolhidos que a procuravam e também para os jovens que movidos por vivos sentimentos de Compaixão e de Misericórdia, queriam ajudar nessa missão. Mais tarde, em um terreno que estava abandonado na própria vila e lá, sem recurso algum, surgiram os primeiros alicerces do Centro de Solidariedade Madre Teresa de Calcutá.
Hoje nossa comunidade tem nove anos de existência, com 39 casas espalhadas por aproximadamente onze estados do Brasil, nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. Temos também três casas fora do País, duas no Paraguai (Ciudad Del Leste e Assunção) e uma na Bolívia (El Alto).
Temos como Bispo responsável Dom Pedro Luiz Strighini, Bispo da Diocese de Franca-SP, que nos acompanha desde o nosso processo de fundação, quando nos acolheu em sua região episcopal quando era até então Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.
No dia 17 de Julho de 2011 receberemos o reconhecimento de Direito Diocesano na cidade de Franca/SP.