domingo, janeiro 15, 2012

SILÊNCIO E PALAVRA SERÁ O TEMA DO DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES 2012


Silêncio e Palavra: caminho de evangelização” é o tema para o próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado em 20 de maio de 2012. Conforme o Boletim da Sala de Imprensa da Santa , divulgado nesta quinta-feira, 29 de setembro, o Papa Bento XVI fez a escolha do tema objetivando a reflexão sobre o valor do silêncio diante da abundância de estímulos nas redes de comunicação.

“No pensamento do Papa Bento XVI, o silêncio não é apresentado simplesmente como uma forma de contraposição a uma sociedade caracterizada pelo fluxo constante e incontrolável da comunicação, bem como um necessário elemento de integração. O silêncio, de fato, justamente porque favorece a dimensão do discernimento e do aprofundamento, pode ser visto como um primeiro grau de acolhimento da palavra. Não dualidade, então, mas a complementaridade das duas funções que, em seu equilíbrio, aumenta o valor da comunicação e torná-a um elemento indispensável no serviço da nova evangelização”, destaca o comunicado.

O tema escolhido para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2012, ainda de acordo com a Santa , vai ao encontro do desejo do Santo Padre de sintonizar a celebração com o tema do Sínodo dos Bispos: “A nova evangelização para a transmissão da cristã”.

RIIBRA: REDE DE INFORMÁTICA DA IGREJA NO BRASIL


Com o intuito de aprimorar a comunicação interna da Igreja no Brasil, o Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, com sede no Vaticano, por meio da Rede de Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), sediada na Argentina, está desenvolvendo projetos para integração da Igreja, utilizando mídias e redes sociais. A partir dessa ideia, está em pleno desenvolvimento, a Rede de Informática da Igreja no Brasil (RIIBRA). O objetivo da instituição é viabilizar a ação evangelizadora, articulada em rede, para torná-la mais dinâmica, além de ampliar o espaço de escuta, comunhão e colaboração.
Para impulsionar a informatização e a cultura do uso das novas tecnologias na missão da Igreja Católica na América Latina, em 1987, o Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, juntamente com o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), deram início à RIIAL. A princípio a intenção foi incluir o Brasil na organização, em um projeto único, mas como a instituição compreende os países de língua hispânica, o idioma dificultou a inclusão do país no projeto. Com isso, houve a necessidade da criação da RIIBRA, com vínculos de comunhão com o Conselho Pontifício, com o CELAM e a RIIAL.
 Com o boom da internet no Brasil, a Igreja quer ter sua presença ativa no meio, para a difusão do Evangelho. A implantação da RIIBRA está sendo desenvolvida há três anos, e a ideia é agregar os esforços de evangelização que já existem na Igreja, gerando uma rede para integrar as paróquias e dioceses do país. A partir dessa rede de comunicação, a intenção é aproveitar os esforços que estão consolidados em paróquias que utilizam ferramentas da internet para partilhar as experiências eficientes com outras paróquias do Brasil.
 “O RIIBRA é a parte de informática da Igreja e tem a intenção de agregar e fortalecer todos os esforços que já existem, e incentivar novas iniciativas”, disse o assessor de comunicação da RIIBRA, padre Clovis Andrade de Melo.
 Além da integração da Igreja, a RIIBRA, possui outros projetos como a inclusão digital da Amazônia, ainda em desenvolvimento. Existem também a rede “episco.net” para facilitar o diálogo entre os bispos do Brasil. Outro projeto é a criação de um novo portal para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), também em desenvolvimento.
 Para o padre Clovis, existe por parte do clero um grande diálogo. “Há uma grande comunhão das dioceses por parte dos bispos da CNBB. Mas para ele, outras pessoas precisam ser envolvidas no processo de comunicação. “A nossa intenção é também agregar os esforços dos leigos que são os agentes que atuam nos meios de comunicação, então queremos potencializar as coisas boas que já estão acontecendo”, afirmou.
Fonte: Boletim Diário da CNBB

BRASIL: GRANDE PRAÇA DE INTERNET PARA OS JOVENS DO RIO 2013

Papa Bento XVI virá ao Brasil em 2013 - A Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho.

Novidades da Web da Jornada Mundial da Juventude


Com novidades em relação à edições anteriores em outras cidades do mundo, está o site da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro de 2013.
Esta grande Praça dos jovens internautas católicos de todo o mundo oferece em português notícias e outras facilidades para acompanhar os preparativos do encontro com Bento XVI na cidade carioca.
Na medida em que hajam voluntários tradutores para outras línguas, o site irá oferecendo seus conteúdos em várias línguas.
Um novo recurso é "Siga a Cruz", um aplicativo para facilitar a interação e informação com os jovens do mundo. O aplicativo está disponível na web como uma ferramenta oficial da JMJ Rio 2013, que possibilitará, via celular ou tablet, seguir passo a passo o caminho dos dois símbolos da jornada – a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora - pelo Brasil. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado da web.
Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Comunidade Católica Canção Nova, a pedido do Instituto JMJ Rio2013, o aplicativo estará disponível em primeiro lugar para os usuários de dispositivos iPhone, iPad e iPod. Em breve será lançado a versão também para tablets e smartphones com plataforma Android.
Os usuários podem também interagir com os amigos via Twitter e Facebook, traçar rotas detalhadas para o lugar onde se encontra a Cruz e acessar a galerias exclusivas de fotos.
O Brasil vive já em clima de Jornada Mundial da Juventude com a peregrinação dos dois ícones que, desde o dia 18 de setembro, estão no país. Os símbolos vão visitar todas as dioceses no Brasil e os países do Cone Sul, em preparação para o grande evento no Rio de Janeiro.
Para mais informações: http://www.rio2013.com/.

Fonte: Zenit