terça-feira, fevereiro 14, 2012

BRINCAR, DANÇAR, PULAR CARNAVAL NÃO É PECADO! Pe. Paulo Lima

Caros internautas é carnaval. Uma das festas mais populares do nosso país, sem dúvida um dos períodos mais festivo do ano, sendo comemorado sempre antes do início da quaresma em todo território nacional. Mas o carnaval não só acontece aqui no Brasil, mas também em outros países com datas diferentes do nosso calendário, civil a saber: Alemanha, França, Estados Unidos, Espanha entre outros, mas o carnaval brasileiro segundo Guinness Book é o maior carnaval do mundo, todos os estados brasileiros comeraram o três dias de folia momesca.
 O carnaval teve seu início na Grécia, mas  chegou ao Brasil trazido pelos portugueses e o primeiro carnaval em terras brasileiras foi realizado no ano de 1641, trazido pelo Governador Salvador Correia de Sá e Benevides em homenagem ao Rei Dom João IV, restaurador do trono de Portugal.
A festa do carnaval é marcada pela alegria das marchinhas, samba-enrredo, escolas de sambas, zé pereira, frevo, desfiles de blocos carnavelescos, batucadas, as tradicionais fantasias e muito mais, tudo isso representa bem o espírito momesco do carnaval no Brasil.
A origem etimológica da palavra carnaval é incerta, mas a definição fica mesmo com a expressão latina "carne vale", cujo significado é "adeus a carne" ou ainda "despedida da carne" indicando assim que era lícito o consumo da carne pela última vez, antes dos dias de jejum quaresmal, mas outros pesquisadores definem com a expressão "carnem levare", cujo siginificado seria suspender ou tirar a carne.
Já para o Papa São Gregório Magno, o último domingo que antecede a quaresma, chamado de domingo da quinquagésima, denominou-o com o título de "dominica ad carnes levandas", sucessivamente carneval ou como chamamos hoje de carnaval.
Então brincar, dançar o carnaval seria pecado? Não, de geito nenhum, mas no mundo em que vivemos infelizmente nossas tradicionais festas, sobretudo as grandes  festas populares vem perdendo aos poucos o seu verdadeiro sentido.
São marcadas por centenas de fatos que não deveriam acontecer, numa festa onde se busca alegria, diversão sadia, não deveria existir espaço para a exploração do corpo, para o uso abusivo de drogas, a prostituição, para a criminalidade, imoralidade e tantas outras coisas que aparecem no período dos festejos carnavalesco. Brincar, dançar carnaval dessa forma é claro que é  pecado, e deveremos nos afastar, onde não se respeita a vida, o outro, a família etc. Aí ´q quando dizemos que essa não a alegria do cristão, e muitos deles procuram um carnaval diferente, a sós com a família, num retiro espiritual e tantas outras boas experiências.
O cristão não deve cair nessa "folia", mascarada de tantos gestos, e fantasiadas tantas ações e atitudes que não são compatíveis para uma pessoa que se diz seguidora de Cristo.
Fora disso que mencionei, o carnaval é festa da alegria entre amigos, famílias, comunidades, enfim festa do interior e da cidade.
Um Feliz carnaval pra você meu irmão e pra você minha irmã.
Att. Pe. Paulo Lima

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE CARNAVAL NA RÁDIO CULTURA DE SERGIPE -


Olá caros internautas, estarei mais uma vez na programação especial de carnaval da nossa querida Rádio Cultura de Sergipe - AM 670 KHZ. É só acompanhar nos dias 20 e 21 de fevereiro, segunda e terça-feira  de carnval das 7h às 9h da manhã. Será um programa pra lá de especial, com muitas canções, alegria, sorteio de brindes e claro a sua participação no ar comigo. Sintonize, Rádio Cultura de Sergipe - Transmitindo Paz!.