sexta-feira, junho 21, 2013

CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO






CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO
E A DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS
DECRETO
com o qual se acrescenta o nome de São José
nas Orações Eucarísticas II, III e IV do Missal Romano

Pelo seu lugar singular na economia da salvação como pai de Jesus, São José de Nazaré, colocado à frente da Família do Senhor, contribuiu generosamente à missão recebida na graça e, aderindo plenamente ao início dos mistérios da salvação humana, tornou-se modelo exemplar de generosa humildade, que os cristãos têm em grande estima, testemunhando aquela virtude comum, humana e simples, sempre necessária para que os homens sejam bons e fiéis seguidores de Cristo. Deste modo, este Justo, que amorosamente cuidou da Mãe de Deus e se dedicou com alegre empenho na educação de Jesus Cristo, tornou-se guarda dos preciosos tesouros de Deus Pai e foi incansavelmente venerado através dos séculos pelo povo de Deus como protector do corpo místico que é a Igreja.
Na Igreja Católica os fiéis, de modo ininterrupto, manifestarem sempre uma especial devoção a São José honrando solenemente a memória do castíssimo Esposo da Mãe de Deus como Patrono celeste de toda a Igreja; de tal modo que o Beato João XXIII, durante o Concílio Ecuménico Vaticano II, decretou que no antiquíssimo Cânone Romano fosse acrescentado o seu nome. O Sumo PontíficeBento XVI acolheu e quis aprovar tal iniciativa manifestando-o várias vezes, e que agora o Sumo Pontífice Francisco confirmou, considerando a plena comunhão dos Santos que, tendo sido peregrinos connosco neste mundo, nos conduzem a Cristo e nos unem a Ele.
Considerando o exposto, esta Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, em virtude das faculdades concedidas pelo Sumo Pontífice Francisco, de bom grado decreta que o nome de São José, esposo da Bem-aventurada Virgem Maria, seja, a partir de agora, acrescentado na Oração Eucarística II, III e IV da terceira edição típica do Missal Romano. O mesmo deve ser colocado depois do nome da Bem-aventurada Virgem Maria como se segue: na Oração Eucarística II: "ut cum beata Dei Genetrice Virgine Maria, beato Ioseph, eius Sponso, beatis Apostolis", na Oração Eucarística III: "cum beatissima Virgine, Dei Genetrice, Maria, cum beato Ioseph, eius Sponso, cum beatis Apostolis"; na Oração Eucarística IV: "cum beata Virgine, Dei Genetrice, Maria, cum beato Ioseph, eius Sponso, cum Apostolis".
Para os textos redigidos em língua latina utilizam-se as fórmulas agora apresentadas como típicas. Esta Congregação ocupar-se-á em prover à tradução nas línguas ocidentais mais difundidas; para as outras línguas a tradução deverá ser preparada, segundo as normas do Direito, pelas respectivas Conferências Episcopais e confirmadas pela Sé Apostólica através deste Dicastério.
Nada obste em contrário.
Sede da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, 1 de Maio de 2013, São José Operário.

Antonio Card. Cañizares LloveraPrefeito

 + Arthur RocheArcebispo Secretário



NOTA DOS BISPOS DE SERGIPE SOBRE AS MANIFESTAÇÕES NO BRASIL

   Nos últimos dias, o  nosso Brasil tem testemunhado manifestações históricas, que possuem um sentido positivo e louvável, já que exprimem o desejo do povo de expressar suas opiniões, seus descontentamentos e suas reivindicações. Isto é muito importante para a formação  da democracia e para a construção de uma sociedade mais participativa e justa. É belo e nos enche de esperança ver tantos jovens empenhados em participar da discussão sobre os problemas e desafios do País.
   
   No entanto, é preocupante que alguns se aproveitem desses eventos para praticar atos de violência e vandalismo, que desfiguram o objetivo legítimo dos protestos e denigrem a dignidade do povo brasileiro.
   
   Assim sendo, a Igreja em Sergipe exorta os seus filhos e pede cordialmente a todas as pessoas de boa vontade que desejem legítima e democraticamente tomar parte dos protestos, a que não pratiquem atos de violência, vandalismo ou provocação aos policiais encarregados constitucionalmente da manutenção da ordem pública. Somente assim este momento ímpar da história da nossa Pátria terá um sentido louvável e positivo e será efetivamente aprovado pela totalidade do povo brasileiro.

   Rogando ao Senhor Deus pela paz no nosso País e no nosso Estado de Sergipe, a todos abençoamos de coração.

Aracaju, 20 de junho de 2013


Dom José Palmeira Lessa
Dom Henrique Soares da Costa
Dom Mário Rino Sivieri
Dom Marco Eugênio Galrão Leite