quinta-feira, fevereiro 03, 2011

ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO PARA REZAR TODOS OS DIAS


Espírito Santo, estamos diante de vós,

sob o peso de nossas culpas,

mas reunidos em vosso nome.

Vinde a nós e ficai conosco!

Penetrai em nossos corações.

Ensinai-nos o que devemos fazer,

que caminho seguir;

mostrai-nos como devemos agir

para podermos, com vossa ajuda,

agradar-vos em tudo.

Que somente vós sejais o inspirador

e o doador de nossos pensamentos.

Vós, que amais infinitamente a equidade,

não permitais que subvertamos a justiça.

A ignorância não nos leve a praticar o mal;

nem nos deixemos guiar pela parcialidade,

nem por interesses pessoais;

mas sejamos firmemente unidos a vós,

para que sejamos uma só coisa convosco,

jamais nos desviando da verdade.

Espírito Santo,

assim como nos reunimos em vosso nome,

do mesmo modo, guiados pelo vosso amor,

permaneçamos na justiça.

E que nesta terra jamais nos afastemos de vós

e, na vida futura,

alcancemos a felicidade eterna.

Amém!

(do Concilio de Toledo IV, 633)

DEUS NOS CRIOU PARA ADORÁ-LO

Na adoração, Deus é quem inicia o diálogo...
Na adoração, Deus é quem inicia o diálogo, porque o desejo primeiro de estar com cada um de nós é de Deus. Nesse momento, nossa primeira atitude deve ser pedir ao Espírito Santo para abrir o coração, pedir que Ele nos ensine a falar com Deus. É o Espírito Santo quem nos inspira a dizer palavras de gratidão ao Senhor. É Ele quem nos faz tomar consciência do bem que o Senhor faz por nós. É Ele quem nos convence do amor de Deus por nós.
Quando vamos ao Senhor de coração sincero, o Espírito Santo organiza as coisas dentro de nós, pois nosso coração, na maioria das vezes, se encontra agitado com muitos sentimentos, confuso, perdido, de maneira que a sua intervenção vem ordenar e aquietar o nosso ser. Só assim podemos nos tornar livres e voltar para Deus, para amá-Lo.
Quando nos dispomos a ter uma vida de adoração, Deus vai nos transformando e não permite que continuemos sendo como éramos até então. Em cada encontro com o Senhor, o Espírito vai desvelando as pessoas amadas que somos no coração de Deus. Assim a cura acontece.
Este conhecimento de nós mesmos é essencial para percebermos que não precisamos ser perfeitos para nos relacionar com Deus. Ele se relaciona conosco na condição em que nos encontramos. Não precisamos temer a distração, nem multiplicar as palavras. Podemos ser nós mesmos, o que importa é amar a Deus com tudo o que somos e do jeito que estamos.
Se formos para junto de Deus usando máscaras e não formos com a "nossa verdade", declaramos com isso que já não precisamos do Espírito para arrumar tudo dentro de nós; contudo jamais poderemos agradar a Deus na mentira, pois um relacionamento de amizade requer partilha, sinceridade, abertura de coração e confiança para conhecer o outro e deixar-se conhecer.
Pode ser que sua mente e emoções nem percebam o ato de adoração em si, porque sua cabeça está muito agitada, seu corpo se nega a adorar e sente dificuldade em ajoelhar, pois a posição o incomoda, e há dias em que até sente náuseas ou dor de barriga justamente na hora da adoração. Isso é devido ao pecado original em você, impedindo-o de adorar o Senhor, mas você luta contra esses sentimentos. E por lutar acaba adorando-O em espírito e em verdade.
A cabeça, os sentimentos e a vontade lutaram, mas o seu espírito O adorou. Nessa luta, Deus o visitou e o que tinha de acontecer, aconteceu. Você adorou em espírito e em verdade, porque partiu da sua verdade, mesmo estando indisposto. É a sua própria vida que você oferece na hora da adoração ao Santíssimo Sacramento, como oferta de amor e sacrifício.
Nascemos para adorar o Senhor. Deus nos criou para adorá-Lo. Você poderia não ter nascido. Um daqueles milhões de outros espermatozóides poderiam ter chegado na sua frente e fecundado o óvulo da sua mãe e você poderia não ter nascido. Seu existir já é uma vitória! Por que Deus quis você? Ele o quis para você adorá-Lo e ter a graça de conhecê-Lo e contemplá-Lo.
Deus abençoe você!
Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova e Presidente de Honra da Fundação João Paulo II.