sexta-feira, setembro 24, 2010

ANO EUCARÍSTICO 2010 NA ARQUIDIOCESE DE ARACAJU

Meus caros irmãos e caras irmãs, Paz da parte de Deus Nosso Pai e de Seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo!
É tempo de celebração, de júbilo para a Igreja particular de Aracaju. Estamos em festa porque pela graça do Senhor comemoraremos com todo o povo de Deus os 100 anos de sua criação tendo como marco das comemorações alusivas a tão importante data jubilar  a realização do Congresso Eucarístico Arquidiocesano que será realizado de 29 de novembro  a 12 de dezembro na Catedral Metropolitana de Aracaju em comunhão com o Novenário Solene da Festa de Nossa Senhora da Conceição, Excelsa Padroeira da Cidade e Arquidiocese de Aracaju. Vale lembrar que no dia 12 de Dezembro 2010 no Estádio Lourival Batptista (Batistão), serão encerradas as comemorações com a realização do Congresso Eucarístico Arqudiocesano com a participação dos bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e o povo de Deus em geral num grande encontro de fé, amor e Adoração a Jesus Sacramentado.
A Diocese de Aracaju foi criada pela bula papal Divina Disponente Clementia, do Papa Pio X no dia 03 de janeiro de 1910. Sua instalação se deu justamente no ano seguinte a 4 de dezembro de 1911 tendo como primeiro bispo Dom José Tomaz Gomes da Silva. Foi elevada à arquidiocese pela Bula Eclesiarum Omnium do saudoso Pontítice João XXIII no dia 30 de abril de 1960 tendo como primeiro Arcebispo Metropolitano de Aracaju Dom José Vicente Távora, chamado bispo dos operários que no último dia 19 de julho celebramos o centenário  de seu nascimento com uma solene celebração eucarística na Igreja Catedral de Aracaju.
É graça de Deus  meus caros irmãos e irmãs para todos nós celebrarmos os 100 anos da missão e ação Evangelizadora de nossa Igreja Particular, e é  diante de Jesus Eucarístico que renderemos graças ao Senhor por todos os frutos e bençãos concedidas ao longo desses cem anos.
Lembrando as palavras do Cardeal José Saraiva Martins na sua reflexão sobre  a Encíclica de João Paulo II, Ecclesia De Eucharistia, diz: "A centralidade do sacramento do altar na vida da Igreja explica a primorosa atenção que ela reservou ao sacramento eucarístico". Portanto caros internautas, a Eucaristia é o grande tesouro da Igreja, é nela que a Igreja se nutre e fortalece a sua missão, como nos lembra a Encíclica de João Paulo II sobre a Eucaristia, "A Eucaristia edififica a Igreja e Igreja faz a Eucaristia",( cf.n.26).
Que este Congresso Eucarístico Arquidiocesano desperte em todos nós um amor cada vez maior, que cresça em nós uma maior intimidade com o Senhor Jesus, Ele que quis permanecer conosco através da sua presença real no Santíssimo Sacramento do Altar.
Assim como os dois Discípulos caminhantes rumo ao povoado de Emáus no caminho para Jerusalém,(Lc 24, 29-31),  possamos  também nós, termos a certeza de que não estamos caminhando sozinhos, mas sobre a presença confortadora e animadora do Senhor Jesus em cada momento de nossas vidas, fazendo assim arder de amor o nosso coração por Jesus com os olhos abertos para as necessidades de todos os nossos irmãos e irmãs.
Parabéns Arqudiocese de Aracaju por tão nobre data jubilar, Ad Multos Annos!
Pe. Paulo Lima - Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro - Conj. Orlando Dantas - Aracaju-SE

Nenhum comentário: